Você sabia que a gratidão faz bem pro cérebro?

Por Instituto Beja, janeiro 6, 2023
Você sabia que a gratidão faz bem pro cérebro?

Gratidão é provavelmente uma das palavras mais faladas e postadas nas redes sociais nos últimos tempos. A palavra vem do latim gratia e significa sentimento de graça experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum auxílio ou benefício.

O Dia da Gratidão é comemorado no Brasil em 6 de janeiro, por inspiração do Dia de Reis, celebrado na mesma data, quando os católicos homenageiam os Reis Magos. Nos demais países, o marco é festejado em 21 de setembro.

De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro. Estudos feitos com públicos variados, como estudantes e pacientes, comprovaram que o hábito de agradecer – escrevendo uma espécie de ‘diário da gratidão’ – fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse, os níveis de pressão arterial, ajuda a prevenir a depressão, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios.

Nós do Instituto Beja sentimos gratidão por apoiar causas nobres, que contribuem para uma mudança nas vidas de quem é beneficiado e na realidade local, e também nos sentimos recompensados com o retorno que recebemos dos parceiros apoiados. Esse movimento nos inspira diariamente a praticar uma filantropia cada vez mais colaborativa, capaz de ampliar o alcance de projetos com alto potencial de impacto social, que beneficiem o maior número possível de pessoas.

Agora aproveita esse momento de início de ano e conta pra gente a que você é grato nos comentários do nosso Instagram.

Confira abaixo sete dicas para exercitar a gratidão todos os dias:
Podemos exercitar a gratidão todos os dias. Quer saber como? Para ajudar você a ser uma pessoa mais grata, listamos algumas dicas para que você faça essa caminhada transformadora.

1. Saia do piloto automático
De acordo com Robert Emmons, professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, as pessoas que expressam a sua gratidão têm maiores doses de bom humor e otimismo, vivenciam uma melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, além de apresentarem níveis de depressão e estresse mais baixos.

2. Exercite a gratidão por meio de atitudes simples
Pense na gratidão como um músculo, e não como um sentimento. Como todo músculo, ela também deve ser exercitada para ficar mais forte. Aliás, todo hábito deve ser encarado dessa forma. Sorria mais; faça elogios; agradeça pelos elogios recebidos, seja paciente e seja gentil. Você já deve ter ouvido a frase que ‘gentileza gera gentileza’.

3. Reconheça os seus confortos materiais
Todos nós temos algum conforto material. Pode ser uma massagem relaxante, um carro, uma casa, um computador, opções de lazer, e por aí vai. Portanto, seja gratos por cada uma das coisas que possui.

4. Aprenda a viver o momento presente
Se você tem o hábito de ficar o tempo todo pensando no passado ou no futuro, é importante que procure se desapegar disso, voltando sua atenção para o presente. Quando a sua mente está longe, com foco no que já passou ou tentando adivinhar o que virá, você deixa de desfrutar de todas as coisas boas do hoje. Assim, sempre que perceber que a sua mente está longe, traga-a de volta, pois é dessa forma que você conseguirá identificar tudo de bom que o cerca e agradecer por isso.

5. Demonstre gratidão por si mesmo
É provável que você já tenha o hábito de agradecer quando alguém lhe faz algo de positivo. Mas e quando a atitude positiva parte de você, você tem esse mesmo hábito? Por mais que isso possa parecer estranho, saiba que é importante se sentir grato por si mesmo, pelo seu esforço no trabalho, por cuidar da sua saúde, por ter se dedicado aos estudos ao longo dos anos etc.

6. Encontre o lado bom das coisas
Existe uma expressão bastante popular em inglês que diz: every cloud has a silver lining, em português, “toda nuvem tem uma fresta prateada”. Para entender, basta observar a linha de luz que aparece por trás das nuvens que tapam o sol. A ideia da expressão é que, mesmo quando algo aparentemente ruim acontece, existe um ponto a ser apreciado, como um aprendizado, por exemplo. Portanto, aprenda a identificar essa fresta prateada, esse ponto positivo em cada situação, e a agradecer por isso.

7. Ame o que você tem e motive-se para ir além
Existem pessoas que acreditam, equivocadamente, que a gratidão leva ao comodismo, o que não é verdade. É exatamente amando o que você tem que você conseguirá se motivar para ir além. Se você deseja emagrecer, por exemplo, aprenda a amar o seu corpo e a apreciar a capacidade que ele tem de mantê-lo vivo. Alimentar insatisfação apenas gerará angústia e sentimentos ruins, que não o levarão a parte alguma.

Fontes:
https://www.bbc.com/
https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/gratidao-provada-por-estudos-de-harvard-que-faz-bem-para-o-cerebro
https://www.ibccoaching.com.br/portal/a-importancia-da-gratidao/