Instituto Beja revitaliza Praça Atahualpa, no Leblon

Por Instituto Beja, dezembro 13, 2022
Instituto Beja revitaliza Praça Atahualpa, no Leblon

Evento de reinauguração tem programação especial com concerto de natal da Camerata Uerê e espetáculo teatral “A Batalha da Natureza”. Nova praça conta com brinquedos sustentáveis, parcão, rampas de acesso, biblioteca comunitária e equipamentos de ginástica inclusivos

O Instituto Beja, organização de impacto social, vai inaugurar, no próximo sábado (17/12) a Praça Atahualpa, na esquina da Avenida General San Martin com a Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon. A praça, adotada pela organização em abril de 2022, foi revitalizada com brinquedos novos e sustentáveis, rampas de acesso, equipamentos de ginástica adaptados para a melhor idade, e inclusivos, adequados a cadeirantes e pessoas com deficiências, biblioteca comunitária, novos bancos, lixeiras para coleta seletiva e placas descritivas. O espaço também ganhou um projeto de paisagismo, realizado pela Agrorio e um Parcão, espaço exclusivo para cães, antiga demanda dos moradores.

O evento de reinauguração conta com uma programação especial, com destaque para o concerto de natal da Camerata Uerê, escola que conta com a metodologia criada por Yvonne Bezerra de Melo, que trabalha a neuroplasticidade cerebral de crianças e adolescentes do Complexo da Maré. O projeto tem apoio do Instituto Beja e é composto por 30 alunos, com idade entre 7 e 18 anos, que tocam violino, viola, violoncelo, baixo e percussão. Yvonne ficou conhecida na década de 1990 por sua atuação em defesa das vítimas da chacina da Candelária.

Outro destaque da programação é o espetáculo teatral “A Batalha da Natureza”, realizado pelo Instituto Mar Adentro e Ilhas do Rio, que aborda de forma lúdica temáticas relativas à conservação ambiental, como o descarte correto do lixo. O diferencial é a participação da plateia na formação de um quiz sobre fauna e flora. Com muita diversão, todos aprendem sobre as consequências que a poluição causa ao meio ambiente e à vida no planeta.

A programação também é composta por atividades de saúde e bem-estar, feira de adoção de cães e gatos, construção de uma Wish Tree coletiva (árvore dos desejos) para a praça e exibição do jogo da Copa do Mundo. Uma aula de dança será organizada pela Mude, instituição parceira responsável por uma estação de atividade física no local. O objetivo do projeto é reocupar a praça e promover o convívio e a sociabilidade no espaço urbano, ampliar a segurança pública no entorno e reunir moradores e visitantes de todas as idades e grupos sociais. A praça está localizada em frente ao canal da Avenida Visconde de Albuquerque, próxima à Avenida Niemeyer e à comunidade da Chácara do Céu.

A iniciativa de adoção da praça é uma parceria do Instituto com o programa regulamentado por Decreto Municipal da Prefeitura do Rio, Adote.Rio – bens públicos de uso comum do povo, que visa atrair a participação de empresas, associações de moradores e cidadãos para o processo de gestão ambiental da cidade, por meio de adoção de áreas públicas, como praças, jardins e canteiros.

A nova praça também conta com 10 mesas feitas de plástico reciclado e triturado, produzidas por artesãs do projeto “Zer0: Tecnologia Social para a Reciclagem Local de Plástico”, um dos eixos de trabalho do Beja, em parceria com a comunidade da Pedra Furada, em Santa Luzia do Itanhy, no Sergipe. O projeto é uma forma de geração de renda sustentável para a comunidade. O espaço também gera renda a zeladores, homens e mulheres com mais de 50 anos, iniciativa alinhada a uma das frentes de atuação do Instituto, a equidade de gênero e o combate ao etarismo.

“O Instituto Beja quer deixar um legado para o bairro. Fizemos um projeto que dá vida à praça, proporciona integração entre diferentes públicos e é acessível a todos, todas e todes. Com a chegada dos novos brinquedos, em abril deste ano, todos os dias, em diferentes horários, o parquinho está lotado. Com a maior circulação de pessoas na praça, há o aumento da segurança no local, o que dialoga com uma das nossas frentes de atuação, a redução da violência contra mulheres e crianças. Fizemos também um trabalho de integração com comerciantes da praça, a fim de contribuir com a limpeza urbana e o serviço público”, destaca Cristiane Sultani, Fundadora e Presidente do Instituto Beja.

Também está previsto um espaço multiuso para eventos, como rodas de leitura para todos os públicos, ações ambientais e culturais em parceria com escolas públicas locais, um bicicletário e outras intervenções urbanas.

O Instituto
O Instituto Beja é uma organização de impacto social que visa uma filantropia colaborativa voltada a três frentes: educação de qualidade, em especial a infantil; equidade de gênero, com foco no combate à violência contra a mulher; geração de renda para a população 50+, além de saúde mental, uma quarta frente, transversal a todos os temas.

Serviço:
Data: 17/12
Horário: 10 às 14h
Local: Praça Atahualpa – esquina da Av. General San Martin com a Av. Visconde de Albuquerque, Leblon

Programação:
10h – abertura do evento com fala da Fundadora e Presidente, Cristiane Sultani
10h15 às 10h55 – Aula de dança em parceria com a Mude
11h às 11h25 – Espetáculo “A Batalha da Natureza”
11h30 às 12h – Apresentação Camerata Uerê
12h às 14h – exibição do jogo do terceiro lugar da Copa do Mundo
– Simultaneamente à exibição do jogo, ocorre ação com crianças para dar nomes às árvores da praça + Wish Tree: desejos para a praça. Ao longo do evento: feira adoção de cães e gatos com a instituição Adote um Bichinho, utilização dos espaços da praça e barraquinhas de comida.

* Esse texto é um release que foi enviado para a imprensa pela ocasião da reinauguração da Praça Atahualpa, no Leblon.