Tornar a saúde mental e o bem-estar uma prioridade global é o tema do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano

Por Instituto Beja, outubro 10, 2022
Tornar a saúde mental e o bem-estar uma prioridade global é o tema do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, antes da pandemia da Covid-19, tinha-se que uma em cada oito pessoas em todo o mundo vivia com um distúrbio mental. A pandemia elevou radicalmente esse dado: estimativas indicam o aumento tanto da ansiedade quanto dos distúrbios depressivos em mais de 25% durante o primeiro ano da pandemia. Ao mesmo tempo, os serviços de saúde mental foram interrompidos.

Em todo o mundo há uma grande lacuna de tratamento para transtornos mentais, seja devido às baixas taxas de detecção ou à priorização dada a estes. Para países de baixa e média renda, apenas uma em cada 27 pessoas receberam tratamento minimamente adequado, segundo levantamento da OMS de 2018.

Mesmo em países de alta renda, quase 50% das pessoas com depressão não recebem tratamento e apenas uma em cada cinco receberam tratamento minimamente adequado para transtorno depressivo maior. Para países de baixa e média renda, apenas uma em cada 27 pessoas receberam tratamento minimamente adequado (Fonte: OMS, 2018).

Para nós, saúde mental é a base para o desenvolvimento integral e para o autocuidado. Por isso, temos esse tema como premissa nos projetos que apoiamos.

Almejamos um mundo onde a saúde mental seja valorizada e promovida e onde todos tenham acesso aos seus direitos e aos cuidados de saúde mental de que necessitam.

Dicas para cuidar da saúde mental

• Adote uma alimentação saudável;
• Faça uma terapia com profissional;
• Invista na qualidade do seu sono;
• Pratique exercícios físicos;
• Saiba escolher com quem se relaciona;
• Pratique o amor-próprio;
• Tenha um tempo para meditar.

Estudos mostram que ter cachorros faz bem para a saúde mental

Segundo estudo realizado por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Porto, Portugal, adotar um pet pode amenizar casos de pacientes com depressões que não respondem aos tratamentos médicos convencionais.

Conforme descrito no periódico científico Journal of Psychiatric Research, 33 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo maior (DDM) experimentaram melhora significativa em seus quadros quando estavam em contato com pets. Desse total, mais de um terço já não tinha mais sintomas para ser enquadrado com a doença após 12 semanas. Por outro lado, outros 33 pacientes do estudo que não adotaram animais não tiveram nenhuma melhora significativa em seus sintomas depressivos.
Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/08/ter-um-companheiro-pet-faz-bem-para-sua-saude-mental.html

E você, como mantém sua saúde mental? Acesse o nosso Instagram e conte para a gente.

Fontes: Organização Mundial de Saúde, ONU, Revista Galileu e Instituto Cactus