Pesquisa inédita mostra que metade dos brasileiros conhece uma mulher que já foi agredida pelo parceiro ou ex

Por Instituto Beja, novembro 25, 2022
Pesquisa inédita mostra que metade dos brasileiros conhece uma mulher que já foi agredida pelo parceiro ou ex

A violência doméstica praticada contra mulheres é uma realidade que está muito próxima das vivências da população brasileira. Entre as mulheres, são 60% as que conhecem ao menos uma vítima e 36% declararam já terem elas próprias sofrido alguma forma de violência doméstica, sendo a violência psicológica e a violência física as formas mais relatadas; uma em cada dez declara ter sofrido violência sexual.A principal reação da maioria dessas mulheres foi terminar o relacionamento.

É o que mostra a pesquisa Redes de apoio e saídas institucionais para mulheres em situação de violência doméstica, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Ipec, com apoio do Instituto Beja, que aponta também que uma ampla maioria dos brasileiros considera que as pessoas devem dar apoio/denunciar ao perceberem que uma mulher está sofrendo violência.

Apoio da família e de amigos é considerado por 58% como o principal fator para que essas mulheres saiam da relação violenta. Parcela significativa menciona ainda o apoio do Estado, seja da polícia ou justiça para se protegerem do agressor (53%), ou de assistência social e psicológica (48%).

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.