Outubro Rosa convoca mulheres a conhecerem seus direitos e se cuidarem

Por Instituto Beja, outubro 3, 2022
Outubro Rosa convoca mulheres a conhecerem seus direitos e se cuidarem

Neste mês, comemora-se o Outubro Rosa, campanha de conscientização voltada às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 66 mil mulheres desenvolveram ou desenvolverão esse tipo de câncer a cada ano entre 2020 e 2022. Por isso, é fundamental que as mulheres façam o autoexame e também que o diagnóstico precoce seja feito.

O Instituto Beja junta-se a muitas instituições para reforçar a importância da data na medida em que zela pela saúde e bem-estar de mulheres e meninas, bem como pelo seu autocuidado.

Segundo dados de 2022 da pesquisa Panorama do Câncer de Mama, realizada pelo Instituto Avon e o Observatório de Oncologia/ Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, houve uma redução de 40% no número de mamografias realizadas no País em 2020, na comparação com o período pré-pandemia, e de 18% em 2021 – impactando diretamente o número de diagnósticos da doença em estágio avançado – cerca de 38% do total.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.